20 de junho de 2016

Quanto custa a formação de piloto de avião e helicóptero?

Muitas pessoas gostariam de seguir a carreira de piloto de avião ou piloto de helicóptero. Sabendo da dificuldade em colher todas as informações necessárias sobre os custos ou investimentos para se formar como piloto de avião ou de helicóptero, a Editora Espaço Aéreo preparou esse post com a pretensão de ajudar os candidatos a obter uma noção aproximada do valor desse investimento, já que os valores têm uma série de variáveis (preço praticado por cada escola, cidade, época do ano, entre outras).


Usamos como base escolas de pilotagem de São Paulo, e obtivemos uma média de custos. Gostaria de salientar que algumas escolas podem cobrar taxas, como por exemplo, taxas administrativas, de adaptação em aeronaves, taxas de check, etc., que não incluímos nesse levantamento de custos.
Como já dissemos anteriormente (Post: Quero ser piloto, por onde começar?), o curso de piloto é dividido em etapas:
  • Piloto Privado (PP)
  • Piloto Comercial e de Voo Por Instrumentos (PC-IFR)
E em cada etapa o candidato precisará buscar a formação:
  • Teórica (Em escolas de aviação, aeroclubes e/ou universidades).
  • Prática (Em escolas de aviação, aeroclubes).
Cada etapa conquistada o aluno receberá um certificado que serve como passaporte para a próxima fase.
Para formar-se piloto privado de Avião (PPA) ou piloto privado de helicóptero (PPH) é necessário:
  • Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados.
  • Curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades*.
  • Fazer prova na ANAC dos conhecimentos teóricos para obter a carteira provisória de piloto privado.
  • Curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para a obtenção do brevê. Mínimo de 35 horas de voo para PPA e 37 horas de voo para PPH.
* A formação superior não é uma exigência de empresas aéreas atualmente, mas como já dissemos anteriormente, trata-se de uma tendência e certamente o candidato que a possuir terá um diferencial em seu curriculum, onde um leque de possibilidades de carreira se abrirá, inclusive em áreas técnicas e administrativas na aviação, podendo inclusive conseguir um estágio em empresas aéreas durante sua formação, o que certamente poderia facilitar seu ingresso como piloto nessa mesma empresa. #ficaadica (Leia também: Nem só de piloto vive a aviação).
Os custos para Piloto Privado de Avião (PPA) são:
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PPA R$       580,00
Teórico PPA R$    2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
35 Horas de Voo (mínimo) R$                 470,00 R$ 16.450,00
TOTAL:  R$ 20.030,00
Obs. Para esse orçamento o avião usado como referencia é o Cesna 152.

Os custos para Piloto Privado de Helicóptero (PPH) são:
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PPH R$       580,00
Teórico PP R$   2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
37 Horas de Voo (mínimo) R$                 950,00 R$ 35.150,00
TOTAL:  R$ 38.730,00
Obs. Para esse orçamento o helicóptero usado como referencia é o R-22.

Na segunda fase, ou seja, na formação para Piloto Comercial e de Voo por instrumentos de avião (PC/IFR) ou de Piloto Comercial de Helicóptero (PC-H) existem basicamente os mesmos custos de curso teórico, as taxas para prova teórica, mais um certificado médico aeronáutico (CMA) próprio para Piloto Comercial, além, é claro, das horas de voo.
Mas, no caso de Piloto Comercial e de Voo Por Instrumentos (PC/IFR) de avião o candidato precisará fazer no mínimo 150 horas práticas de voo em avião de instrução, incluindo horas em aeronaves que possuem multi motor além de horas em simuladores de voo.
Para formar-se piloto comercial de Avião (PCA/IFR/Multi) é necessário:
  • Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados.
  • Curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades.
  • Fazer prova na ANAC dos conhecimentos teóricos para obter a carteira provisória de piloto comercial e de voo por Instrumentos (PC/IFR).
  • Curso prático em simuladores de voo (mínimo 30 horas).
  • Curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para a obtenção do brevet. Mínimo de 150* horas de voo para PC/IFR/Multi.
*Observações:
1) As horas de voo do curso de piloto privado podem ser deduzidas desse total. Portanto se o candidato fez 35 horas de voo de PP ele precisará fazer mais 115 horas mínimas para concluir o curso de PC/IFR.
2) O candidato precisará fazer também 15 horas de voo (mínimas) em avião de instrução com multi motores tipo SENECA.
Portanto para concluir essa segunda fase, o futuro piloto comercial de avião (PC/IFR/Multi) precisará investir:
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PCA/IFR/Multi R$       600,00
Teórico PC/IFR R$    2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
30 Horas em simuladores (mínimo) R$                 140,00 R$    4.200,00
100 Horas de Voo (mínimo) R$                 470,00 R$  47.000,00
15 Horas de Voo (mínimo) R$              1.500,00 R$  22.500,00
TOTAL:  R$  77.300,00
Obs. Para esse orçamento os aviões usados como referencia foram o Cesna 152 e o SENECA.

Para piloto comercial de helicóptero os requisitos são os mesmos, ou seja, curso teórico, CMA, prova da ANAC, o que diferencia é a quantidade de horas de voo mínima (entre simulador, horas de voo e check) exigida que é 67.
TIPO: VALOR UNITÁRIO: TOTAL:
CMA PCH R$       580,00
Teórico PCH R$   2.500,00
Taxas ANAC R$       500,00
10 Horas de Simulador (mínimo)R$ 950,00 R$  9.500,00
55 Horas de Voo (mínimo)R$ 950,00 R$ 52.250,00
2 Horas de Voo – CheckR$ 950,00 R$ 1.900,00
TOTAL:  R$ 67.230,00
Obs. Para esse orçamento o helicóptero usado como referencia é o R-22.

Os preços descritos nesta tabela são apenas como referência e com certeza variam, principalmente dependendo da forma como o aluno vai pagar. Se fizer um pacote de horas com uma escola/aeroclube, com pagamento a vista com certeza o aluno conseguirá um belo desconto em cima desses valores.
Além do investimento financeiro, para seguir nesta carreira você tem que investir muito tempo de estudo e ter muita dedicação e foco. Pois voar é uma atividade complexa que requer muito preparo.
Apesar dos preços serem consideravelmente altos para se formar como piloto, tenho certeza de que vale cada centavo investido nesta carreira, pois como diria Leonardo da Vinci: “Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará retornar.”

2 comentários:

Fernando Rodrigues disse...

Obrigado pela reportagem foi de muita valia

XXT disse...

Muito maneiro