Usamos como base escolas de pilotagem de São Paulo, e obtivemos uma média de custos. Gostaria de salientar que algumas escolas podem cobrar taxas, como por exemplo, taxas administrativas, de adaptação em aeronaves, taxas de check, etc., que não incluímos nesse levantamento de custos.
Como já dissemos anteriormente (Post: Quero ser piloto, por onde começar?), o curso de piloto é dividido em etapas:
- Piloto Privado (PP)
- Piloto Comercial e de Voo Por Instrumentos (PC-IFR)
E em cada etapa o candidato precisará buscar a formação:
- Teórica (Em escolas de aviação, aeroclubes e/ou universidades).
- Prática (Em escolas de aviação, aeroclubes).
Cada etapa conquistada o aluno receberá um certificado que serve como passaporte para a próxima fase.
Para formar-se piloto privado de Avião (PPA) ou piloto privado de helicóptero (PPH) é necessário:
- Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados.
- Curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades*.
- Fazer prova na ANAC dos conhecimentos teóricos para obter a carteira provisória de piloto privado.
- Curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para a obtenção do brevê. Mínimo de 35 horas de voo para PPA e 37 horas de voo para PPH.
* A formação superior não é uma exigência de empresas aéreas atualmente, mas como já dissemos anteriormente, trata-se de uma tendência e certamente o candidato que a possuir terá um diferencial em seu curriculum, onde um leque de possibilidades de carreira se abrirá, inclusive em áreas técnicas e administrativas na aviação, podendo inclusive conseguir um estágio em empresas aéreas durante sua formação, o que certamente poderia facilitar seu ingresso como piloto nessa mesma empresa. #ficaadica (Leia também: Nem só de piloto vive a aviação).
Os custos para Piloto Privado de Avião (PPA) são:
TIPO: | VALOR UNITÁRIO: | TOTAL: |
CMA PPA | R$ 580,00 | |
Teórico PPA | R$ 2.500,00 | |
Taxas ANAC | R$ 500,00 | |
35 Horas de Voo (mínimo) | R$ 470,00 | R$ 16.450,00 |
TOTAL: | R$ 20.030,00 |
Obs. Para esse orçamento o avião usado como referencia é o Cesna 152.
Os custos para Piloto Privado de Helicóptero (PPH) são:
TIPO: | VALOR UNITÁRIO: | TOTAL: |
CMA PPH | R$ 580,00 | |
Teórico PP | R$ 2.500,00 | |
Taxas ANAC | R$ 500,00 | |
37 Horas de Voo (mínimo) | R$ 950,00 | R$ 35.150,00 |
TOTAL: | R$ 38.730,00 |
Obs. Para esse orçamento o helicóptero usado como referencia é o R-22.
Na segunda fase, ou seja, na formação para Piloto Comercial e de Voo por instrumentos de avião (PC/IFR) ou de Piloto Comercial de Helicóptero (PC-H) existem basicamente os mesmos custos de curso teórico, as taxas para prova teórica, mais um certificado médico aeronáutico (CMA) próprio para Piloto Comercial, além, é claro, das horas de voo.
Mas, no caso de Piloto Comercial e de Voo Por Instrumentos (PC/IFR) de avião o candidato precisará fazer no mínimo 150 horas práticas de voo em avião de instrução, incluindo horas em aeronaves que possuem multi motor além de horas em simuladores de voo.
Para formar-se piloto comercial de Avião (PCA/IFR/Multi) é necessário:
- Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), por meio de um exame médico, em hospitais credenciados.
- Curso teórico em escolas, aeroclubes e /ou universidades.
- Fazer prova na ANAC dos conhecimentos teóricos para obter a carteira provisória de piloto comercial e de voo por Instrumentos (PC/IFR).
- Curso prático em simuladores de voo (mínimo 30 horas).
- Curso prático que poderá ser feito em aeroclubes e escolas de pilotagem para a obtenção do brevet. Mínimo de 150* horas de voo para PC/IFR/Multi.
*Observações:
1) As horas de voo do curso de piloto privado podem ser deduzidas desse total. Portanto se o candidato fez 35 horas de voo de PP ele precisará fazer mais 115 horas mínimas para concluir o curso de PC/IFR.
2) O candidato precisará fazer também 15 horas de voo (mínimas) em avião de instrução com multi motores tipo SENECA.
Portanto para concluir essa segunda fase, o futuro piloto comercial de avião (PC/IFR/Multi) precisará investir:
TIPO: | VALOR UNITÁRIO: | TOTAL: |
CMA PCA/IFR/Multi | R$ 600,00 | |
Teórico PC/IFR | R$ 2.500,00 | |
Taxas ANAC | R$ 500,00 | |
30 Horas em simuladores (mínimo) | R$ 140,00 | R$ 4.200,00 |
100 Horas de Voo (mínimo) | R$ 470,00 | R$ 47.000,00 |
15 Horas de Voo (mínimo) | R$ 1.500,00 | R$ 22.500,00 |
TOTAL: | R$ 77.300,00 |
Obs. Para esse orçamento os aviões usados como referencia foram o Cesna 152 e o SENECA.
Para piloto comercial de helicóptero os requisitos são os mesmos, ou seja, curso teórico, CMA, prova da ANAC, o que diferencia é a quantidade de horas de voo mínima (entre simulador, horas de voo e check) exigida que é 67.
TIPO: | VALOR UNITÁRIO: | TOTAL: |
CMA PCH | R$ 580,00 | |
Teórico PCH | R$ 2.500,00 | |
Taxas ANAC | R$ 500,00 | |
10 Horas de Simulador (mínimo) | R$ 950,00 | R$ 9.500,00 |
55 Horas de Voo (mínimo) | R$ 950,00 | R$ 52.250,00 |
2 Horas de Voo – Check | R$ 950,00 | R$ 1.900,00 |
TOTAL: | R$ 67.230,00 |
Obs. Para esse orçamento o helicóptero usado como referencia é o R-22.
Os preços descritos nesta tabela são apenas como referência e com certeza variam, principalmente dependendo da forma como o aluno vai pagar. Se fizer um pacote de horas com uma escola/aeroclube, com pagamento a vista com certeza o aluno conseguirá um belo desconto em cima desses valores.
Além do investimento financeiro, para seguir nesta carreira você tem que investir muito tempo de estudo e ter muita dedicação e foco. Pois voar é uma atividade complexa que requer muito preparo.
Apesar dos preços serem consideravelmente altos para se formar como piloto, tenho certeza de que vale cada centavo investido nesta carreira, pois como diria Leonardo da Vinci: “Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará retornar.”
34 comentários:
Obrigado pela reportagem foi de muita valia
Muito maneiro
Parabéns pela matéria, me tirou muitas duvidas.
MARCOS DANI25 de março de 2018 23:55
Há uma idade máxima para piloto PHC?
Já voei muito mas com câmera e gostaria de pilotar comercialmente.... tenho 48 anos....
Gostaria de saber se para fazer as horas de voo tem exigência de tempo, ou se posso simplesmente fazer aos poucos.
Gostaria de saber se ha um tempo para eu voar as 35 horas ou se posso ir voando aos poucos.
Legal
Qual grau de escolaridade é necessario para obter a carta aerea
Ensino médio completo
Oi muito legal a materia .mais gostaria de saber ate me tornar um profissional de voo em media de quanto tempo e qual custo em media para tal?obrigado aguardo atenciosamente
RESUMINDO É IMPOSSÍVEL EU SER PILOTO COM ESSES VALORES
Tempo ilimitado
Qual o máximo de tempo para poder concluir um curso de piloto de helicóptero? Visto que precisarei de no mínimo 100 mil...
Acredito que seja um pouco mais porque tem o quebra kkkk
Bom dia..
Quanto tempo em média , se formam novos pilotos , e se após a formação tem emprego garantido , qual a renda mensal em média?
Pode fazer no seu tempo ,muito demoram a se formar por falta de renda ,mas não a tempo o que importa é fazer as horas de voo exigidas.
Bom
Existe algum órgão que financia estes valores??
Gostaria muito de conhecer uma escola de aviadores..para estudar nas melhores condições
Eu vendi minha casa e estou pensando em investir meus 250 mil num curso completo pra piloto, mas tenho medo de não dar em nada e eu ficar sem casa, fiquei sabendo que os pilotos aqui da minha cidade gsnham em media 12 mil por mês, se for assim em 2 anos eu recupero o investimento com sobras 🤔
Esses valores são divididos ou esse valores são vista
Qual orgão que finacia esses valores ?
Quando vai ser exigido o ensino superior ?
Aí sim e meu sonho rapaziada ser um piloto de avião..
Boa pergunta estava pensando nisso tb
Estude bastante ,passe num concurso publico e junte dinheiro. Ja estou quase podendo fazer um curso completo de piloto.Sei que e dificil , mas voce vencerá .
Como eu fasso pra entrar em contato com vcs
Jackson, pra você voar comercialmente por uma empresa de aviação é necessário no minmíno 1.500 horas de vôo
E è facil arrumar emprego com o certificado na mào
nada e impossivel imponha metas em sua vida corra atras dos seus sonhos,boa sorte deus lhe abencoe em seus objetivos
eu quero fazer um curso de piloto de avião quanto custa o curso
Curso superior de que? medicina? direito? engenharia civil? letras? contabilidade? Para pilotar, curso superior não serve para nada! Talvez você pense: "mas a exigência de curso superior ja ajuda a dar uma filtrada nos candidatos a pilotos". Concordo com você, mas observe que o valor para fazer o curso ja filtra o suficiente as pessoas, meu caro.
Como está o mercado de pilotos de avião e helicóptero?
Postar um comentário