19 de janeiro de 2017

CELULAR LIGADO, DERRUBA AVIÃO?

 

No mundo moderno, mais pessoas estão adeptas aos celulares, tablets e notebooks, atualmente tudo se encontra facilmente nestes dispositivos, seus contatos, suas tarefas, livros, filmes, agenda e etc.
Uma das maiores dúvidas dos passageiros, principalmente os leigos em aviação, é a questão de desligar ou manter os aparelhos móveis em modo avião. Ai começa a confusão na cabeça do passageiro, mas como um aparelho tão pequeno pode derrubar um avião? Celular ligado derruba avião? Entre outras perguntas.

A verdade é que aparelhos como Celulares, Tablets, MP4 e outros, podem causar interferências magnéticas nas aeronaves e nos sistemas de comunicação, ou seja, os pilotos podem ter dificuldade para se comunicarem com os controladores de tráfego aéreo.

Para se ter uma idéia, o momento em que é necessariamente manter os aparelhos desligados, são nos pousos e decolagens, isso porque é um dos momentos mais perigosos de todo o voo, portanto, os pilotos necessitam estarem em contato com os controladores durante todo esse período, falhas na comunicação podem sim acarretar acidentes aéreos.

Isso acontece porque dispositivos como o celular, funcionam na frequência Gigahertz, já a aeronave emite ondas diferentes, em Megahertz, por isso pode acontecer interferências.

Para entender melhor, faça ou teste ou você mesmo já deve ter percebido, coloque seu celular em cima de uma caixa de som em funcionamento, a interferência que acontece na aeronave é basicamente desta mesma forma.

Claro que as possibilidades de um único aparelho, no caso o seu, causar interferência e derrubar um avião é praticamente impossível, mas agora se todos os passageiros pensarem da mesma forma? “Só o meu está ligado, não tem problema”, mas na verdade os de todos estiverem? Ai sim o risco pode ser maior, desta forma, para sua segurança e de todos, mantenha o celular desligado nos momentos em que a tripulação informar ou deixe no modo avião.
 

Nenhum comentário: