8 de fevereiro de 2017

SAIBA COMO VIAJAR EM AVIÕES DA FAB DE GRAÇA

 
Poucas pessoas sabem, mas qualquer cidadão Brasileiro pode viajar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e voar para diversos locais do Brasil. O serviço é totalmente gratuito e pode ser solicitado pela pessoa quantas vezes desejar.

Mas é importante saber que o serviço não é como uma empresa aérea comercial, é necessário paciência e boa sorte.

As viagens devem ser solicitadas com antecedência por meio de inscrição no Correio Aéreo Nacional (CAN) da localidade onde se deseja embarcar. O interessado deve comparecer pessoalmente a um posto CAN que é instalado em bases aéreas da Aeronáutica, para preencher uma ficha de espera (Veja aqui uma próxima a você). O passageiro não escolhe uma data fixa em que quer viajar, mas sim uma janela de 10 dias, caso neste período surja uma vaga na aeronave, a pessoa será chamada.

Também existe uma hierarquia para embarcar em voos militares, em ordem, para oficiais da aeronáutica, oficiais da marinha, oficiais do exército, familiares de oficiais e, no fim da fila, você.

Os trechos mais frequentes são localizados entre as capitais, mas segundo a FAB, a região com mais pedidos é a Amazônia, devido a localização de algumas cidades, impossibilitando as pessoas se deslocarem com facilidade para outras. O Rio de Janeiro é o local que tem mais ofertas de voo, pois lá fica baseado a maior parte dos aviões de transporte da aeronáutica.

As aeronaves que prestam este tipo de serviço é o Cargueiro C-130 Hércules, o Jato C99, o turbo-hélice Bandeirante e o monomotor Cessna C98 Caravan.

Jato C99

 
Cessna C98 Caravan
C-130 Hércules





Nenhum comentário: